Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

César Brod

  • Marcos Siriaco
  • Total de Acessos: 211

1383316558_brod-300x192

Cesar Brod atua na área de informática desde 1982. Sua formação profissional deu-se em grande parte nos Estados Unidos, Canadá e França. Começou a trabalhar com o Linux em 1993 e, desde 1997 desenvolve, através da BrodTec, serviços de consultoria, gestão de projetos e criação de modelos de negócios que têm por base softwares de código aberto.

Entre 1999 e 2006 Cesar atuou como consultor de tecnologia para a Univates, como gestor da área de TI e coordenador de desenvolvimento dos sistemas de gestão acadêmica, de bibliotecas, do banco de dados regional e do sistema de apoio ao laboratório de análises químicas. Também foi responsável pela implantação dos primeiros sistemas de educação à distância, biblioteca virtual e base de conhecimento utilizados pela instituição (TELEDUC, NOU-RAU e RAU-TU, desenvolvidos pela Unicamp).

Presença constante em eventos relacionados a software livre, dados abertos e transparência pública no Brasil e no exterior, Cesar foi responsável, entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, pela gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source, apoiados pela Microsoft, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o idealizador e um dos fundadores da Solis, Cooperativa de Soluções Livres e membro do projeto “Linux around the World”, de Jon “maddog” Hall, uma iniciativa internacional que busca a conscientização e disseminação do uso de software livre.

Entre os anos de 2011 e 2012 Cesar atuou como Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento do Brasil onde, entre outras funções, esteve à frente do Portal do Software Público Brasileiro e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, além de ter atuado em processos de padronização de soluções.

Desde meados dos anos 1990 Cesar passou a acompanhar o Manifesto Ágil e a adotar práticas como o Extreme Programming e o Scrum para promover equipes auto gerenciáveis e o desenvolvimento de projetos.

Cesar é autor dos livros Scrum – Guia Prático para Projetos Ágeis, Aprenda a Programar – a arte de ensinar o computador, Na Rede da Poesia (com Paulo Branco), dentre outros. Também traduziu e fez a revisão técnica de vários livros sobre desenvolvimento e engenharia de software, incluindo a obra seminal de Fred Brooks Jr., O Mítico Homem-Mês.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil