Caixas de papelão, garrafas pet e aparelhos eletrônicos são materiais que geralmente são tratados como lixo, mas no projeto Robótica Sustentável ganham imensa utilidade. A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (18), no 20º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), em Foz do Iguaçu.
Idealizado pelo professor André Cardoso, o projeto nasceu nas salas de aula de escolas de Fortaleza (CE) em 2016 e seis anos depois, em 2022, se transformou em um instituto sem fins lucrativos que já promoveu a coleta de 12 toneladas de resíduos eletrônicos e impactou mais de duas mil crianças e jovens em exposições de robótica.
De acordo com o professor, os resíduos eletrônicos podem ser reaproveitados como matéria-prima para a confecção de robôs, por exemplo, além de auxiliar no processo de educação tecnológica e trazer impactos econômicos, ambientais e sociais para escolas e comunidades. ”Para nós, o resíduo não é lixo. É um tesouro”, explica.
Os projetos desenvolvidos pelo instituto envolvem ações de educação, com a promoção de oficinas nas áreas da mecânica, eletrônica e programação, além de atuar em outros dois pilares da sustentabilidade: ambiental, evitando o acúmulo de resíduos e o descarte incorreto na natureza, e social, dando novas perspectivas aos participantes.
Durante o Latinoware, os participantes puderam conhecer de perto, um exemplo do trabalho de André Cardoso: o simpático Dino Cleiton, um dinossauro feito de papelão com sensores e alto-falantes. O projeto venceu o Prêmio de Educação Empreendedora Sebrae e Fellow da Red Bull Amaphiko.
Latinoware
A programação do Latinoware segue até sexta-feira (20), com a abordagem de diversas temáticas, incluindo segurança cibernética, ilustração, design, empreendedorismo, negócios, hardware livre, Internet das Coisas, educação, robótica, inteligência artificial e neurodiversidade. Além disso, o evento sedia um hackathon – maratona tecnológica – focada no combate à fome e à redução do desperdício de alimentos.
Algumas atividades estão sendo transmitidas gratuitamente no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@LatinowarePlay. A programação está disponível em https://grade.latinoware.org/index.php/program/day/170