Palestrantes dividem histórias de sucesso no ensino de programação para os pequenos e compartilham conhecimento em oficinas práticas

A vontade de proporcionar ao filho Pedro, de seis anos, oportunidades além das disciplinas regulares da escola levou a analista de sistemas Débora Bertasi, em 2018, a apresentá-lo a um universo que, até então, não parecia feito para crianças: a programação.

Sete anos depois, o que começou como uma provocação se transformou em tema de palestra no 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2025), realizado durante o Festival Iguassu Inova, promovido pelo Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional.

Na palestra “Robótica na garagem: incentivando o ensino de pensamento computacional fora da escola”, Débora contou a história da Lunar Maximoon, grupo criado para ensinar conceitos de robótica e programação para crianças e adolescentes de forma prática e lúdica. Inicialmente voltado para o próprio filho, o grupo rapidamente passou a atender outros alunos, à medida que professores e pais demonstraram interesse em participar.

“Eu percebi essa carência nos métodos de ensino e pensei ‘não adianta ficar reclamando, vou fazer a minha parte’, e então comecei a ensinar esse grupo que foi crescendo. Ao longo dos anos, foi nítido como ensinar isso para as crianças despertou aspectos cognitivos, de raciocínio, lógica e comunicação”, contou Débora.

A metodologia de Débora vai da utilização de microbits a itens mais simples, como papelão para montar robôs. Alguns projetos misturam tecnologia com habilidades manuais, como a Mini Itaipu, trabalho realizado para uma feira de ciências escolar em que os alunos construíram pequenas fontes de energia — hidráulica, solar e eólica — aplicando conceitos de física, engenharia e programação, como turbinas feitas com tampinhas de garrafa, motores DC usados como geradores e uma bomba d’água de aquário.

“Já levamos o projeto para feiras e alguns alunos que passaram pelo projeto já estão na faculdade, o que é um motivo de orgulho para nós”, completa Débora.

Ensino de robótica na Latinoware

A robótica é um dos temas de destaque no Latinoware 2025, oferecendo experiências práticas e oficinas que aproximam os participantes do universo da programação e da engenharia. Nesta quinta-feira, uma oficina de Robótica Educacional ensinou os primeiros passos de automação para uma turma de adolescentes, professores e alunos de universidades. O desafio foi criar um “robô guerreiro” em 90 minutos, que serão utilizados na sexta-feira, 24, para o Sumô de Robô, que acontece durante toda a tarde.

O projeto é coordenado por Gustavo Henrique, fundador e professor da Control 3D, escola de robótica de Foz do Iguaçu, que explicou a importância de levar essas experiências ao evento: “Quem nunca programou consegue montar e programar um robô. Esse primeiro contato é fundamental para tirar o misticismo sobre a robótica, mostrando que não é algo inacessível ou complicado.”

As oficinas atendem crianças a partir de seis anos, e a participação em atividades como a luta de robôs permite que elas experimentem conceitos de engenharia, programação e desenvolvimento de robôs de forma prática e lúdica. “As crianças vislumbram a robótica, a engenharia e a programação como oportunidades de aprendizado e até como caminhos para o futuro. Além disso, aprendem a usar tecnologias como microbits e dispositivos digitais de forma criativa, e não apenas para jogar ou assistir vídeos”, explica Gustavo.

Luiz da Silva, professor de robótica para turmas de ensino fundamental em Toledo (PR), participou para reforçar os conhecimentos. “Eu tive que aprender muito antes de poder ensinar. Hoje, parece que as crianças já nascem com um manual de instruções na cabeça”, brinca. “Por isso, todo conhecimento que recebemos é necessário”.

Latinoware 2025

Realizado anualmente em Foz do Iguaçu (PR), pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, o Latinoware reúne desenvolvedores, entusiastas, empresas, instituições públicas, comunidade científica e sociedade civil para debater tendências, soluções e oportunidades no uso de tecnologias abertas.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento integra o Festival Iguassu Inova. A programação completa está disponível em: https://latinoware.org/programacao-latinoware-2025/.

Sobre o Festival Iguassu Inova

Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Inscrições e programação completa em: www.festivaliguassuinova.com.br.

Serviço

Festival Iguassu Inova 2025
Local: Itaipu Parquetec (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu. Localização: https://maps.app.goo.gl/ftLpUCZk8H2jC8rj7)
Data: 22 a 25 de outubro
Horários: Dias 22 a 24 (quarta a sexta-feira), das 08h30 às 20h
Dia 25 (sábado), das 10h às 22h
Inscrições gratuitas: festivaliguassuinova.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Realização

Itaipu Parquetec
Itaipu - Mais que Energia
Brasil - União E Rconstrução

Parceiro

Festival Iguassu Inova

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro do Latinoware 2025!

Apoio: