GeoGebra disponibiliza um repositório de materiais, com livre acesso, em diversos níveis de complexidade de construção, desenvolvidos por colaboradores do mundo inteiro
Mesmo entre aqueles que são apaixonados pela disciplina, é unânime a opinião de que aprender Matemática não é fácil. O ensino dessa ciência, que nos acompanha desde os primeiros anos de vida escolar, é especialmente desafiador para os professores quando quem está atrás das carteiras é a geração Z, que nasceu e cresceu tendo acesso à internet.
Pensando em tornar a aprendizagem mais dinâmica e o ensino mais fácil, o matemático do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Jaime Batista de Souza apresentou aos participantes do 21º Latinoware a ferramenta GeoGebra. “No estudo de funções, por exemplo, o aluno precisa construir a tabela e depois o gráfico. Na primeira vez, bem legal. Ele gosta, faz tudo direitinho. Mas depois o professor pede 30 exercícios de fixação e aí ele já acha muito chato. Daí vem a ideia de usarmos plataformas como GeoGebra.org, porque a ideia não é o aluno desenhar aquele monte de gráficos e o professor dar um visto, como se aquilo atestasse que ele aprendeu”, conta.
O projeto do GeoGebra (uma junção das palavras geometria e álgebra) nasceu em 2001, idealizado pelo austríaco Markus Hohenwarter. O programa reúne em um ambiente virtual interativo ferramentas tradicionais das duas áreas da Matemática, como estudo de funções, produtos notáveis, geometria espacial, vetores no espaço e funções de várias variáveis.
“A plataforma tem vários recursos e aplicações, como imagens em 3D e realidade aumentada. Você cria uma conta lá e vai criando o seu próprio repositório de atividades, jogos ou livros, que pode ser apenas seu ou você também pode torná-lo público, para que outras pessoas consigam usar. No GeoGebra é possível estudar, aprender, modificar e criar simulações. A ideia é que o aluno possa explorar o conhecimento matemático, inclusive para situações além daquelas que o professor passou”, explica Jaime.
Para conhecer melhor a ferramenta, é só acessar www.geogebra.org.
Números do 21º Latinoware
O maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina voltou a ser realizado no formato 100% presencial este ano, pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional. A programação, com mais de 100 palestrantes de diversas áreas, atraiu mais de 3.800 participantes de 19 países diferentes entre os dias 27 e 29 de novembro.