Sou formada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp e mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Sou, também, FabLearn Fellow pela Columbia University, nos EUA.
Tenho experiência de 19 anos como professora da rede pública de ensino de São Paulo, atuando como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, II, Médio, na Educação de Jovens e Adultos e em salas multidisciplinares. Como professora de Tecnologias da rede municipal de ensino, idealizei e implementei o trabalho de Robótica com Sucata, que ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente e atualmente é uma política pública brasileira.
Sou, hoje, professora universitária convidada da Universidade de São Paulo (USP) para curso de especialização em Computação Aplicada à Educação, pelo ICMC, ministrando a disciplina de Robótica com Sucata.
Idealizei e fundei a empresa Débora Garofalo Educação para democratizar o acesso à tecnologia e à inovação, por meio da qual atuo como palestrante e formadora docente em eventos nacionais e internacionais. Atuo, também, como consultora em educação e políticas públicas, prestando serviços para grandes empresas públicas e do terceiro setor, além de ser autora e coautora de obras educacionais nacionais e internacionais: “Robótica com Sucata”, “Robótica com Sucata II – Uma aventura pela Criatividade”, ambas pela editora Moderna; “Débora Garofalo – No caminho tinha coragem”, pela editora Carochinha; “Educação 4.0: Reflexões, práticas e Eventuais Caminhos”, e-book gratuito pela Editora Positivo; “Transformações da Escola e do Cenário Educacional no Brasil”, pela editora Alínea; “STEAM na Sala de Aula”, pela editora Penso; “Professores em Foco, 80 reflexões para o desenvolvimento da educação em nosso país” e “50 docentes que están transformando a Latinoamerica”, ambas pela Editora Santillana, e “Meaningful Making 3 – Projects and inspirations for Fab Labs and Makerspaces”, pela Columbia University.
Sou colunista de Educação Inovadora no Blog Redes, da Editora Moderna; da Revista Educação e da Revista Mecatrônica Jovem e do Porvir, além de ter, também, contribuído como colunista de educação em outros meios de comunicação, como ECOA-UOL e Nova Escola.
Pelo trabalho desenvolvido na educação pública, recebi diversos prêmios, entre eles: 1º Lugar no V Prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de São Paulo, em 2017; fui vencedora na temática Especial do Prêmio Professores do Brasil, em 2018; do prêmio Aprendizagem Criativa Brasil, do MIT, em 2019, além de ter recebido a medalha dos pacificadores da ONU, a medalha ouro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e, recentemente, a maior honraria do Estado do Estado de São Paulo, a Medalha MMDC Caetano de Campos, em 2022.
Em 2019, fui a primeira mulher brasileira e a primeira sul-americana a chegar aos top 10 do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, tendo sido colocada entre os 10 melhores professores do mundo. Por meio dessa premiação, tive meu trabalho reconhecido pelo ex-presidente Barack Obama e por personalidades brasileiras, como o Ministro Luís Roberto Barroso e a Ministra Raquel Dodge. No ano de 2022, recebi uma homenagem do Porvir, tendo sido uma das 10 professoras com o trabalho exposto no Museu Catavento, em São Paulo. Em junho de 2023, também fui uma das premiadas pelo prêmio de Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo.
Na área das políticas públicas, atuo como Gestora em inovação e em projetos estratégicos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e atuei como Diretora de Inovação na empresa MultiRio, vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, responsável por implementar e liderar políticas públicas inovadoras, como os Ginásios Educacionais Tecnológicos.
Como Coordenadora na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, implementei uma tríade de Inovação composta pelo componente de Tecnologia de Inovação, dentro do Programa Inova, pelo Expo Movimento Inova, que reconhece e valoriza boas práticas de estudantes e professores, e pelo Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, que tem como missão democratizar o acesso à inovação a estudantes e professores. O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, hoje, possui 19 unidades, sendo uma delas móvel.
Sou integrante da comissão de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, embaixadora do Instituto Ayrton Senna e embaixadora da Educação pela Varkey Foundation.
linkedin.com/in/débora-garofalo-485634b3