Vantagens e desvantagens framework

O framework de desenvolvimento é uma ferramenta muito usada pelos programadores. Ele é, basicamente, uma plataforma que contém um grupo de códigos que ajudam a desenvolver sites, aplicativos, entre outros tipos de sistemas.

Sendo assim, o framework irá agir como um molde, que pode ser alterado de acordo com o que o programador deseja para, assim, construir os sistemas e softwares já citados acima.

Além disso, é interessante destacar que o framework de desenvolvimento pode ser dividido entre front-end e back-end.

Os frameworks de back-end são ótimos para serem usados em projetos que envolvem usuários e servidores, uma vez que envolve banco de dados, armazenamentos e segurança . Ou seja, toda a parte interna de uma programação.

Já o framework de front-end é mais utilizado para desenvolver programas que possuem HTML5. Esse tipo de framework está ligado a interface da programação, ou seja, toda a parte estrutural, a aparência, que pode ser vista, usada e explorada por um visitante de site ou aplicativo.

QUAIS AS VANTAGENS DO USO DE UM FRAMEWORK DE DESENVOLVIMENTO?

Além de ser muito eficaz na criação de sites e aplicativos, sem deixar que o programador precise passar pelo processo de realizar um trabalho do zero – o que demora muito – o framework de desenvolvimento ainda possui outras vantagens. São elas:

1. O framework de desenvolvimento possui baixo custo

Muitas pessoas não sabem, mas muitos dos frameworks de desenvolvimento disponibilizados não possuem custo algum, ou seja, são completamente gratuitos. Além disso, a maioria funciona no modelo open source.

Outro ponto importante de destacar sobre o framework gratuito é que eles não possuem restrições comerciais. Sendo assim, caso eles sejam aplicados em produtos que são comercializados, não haverá problema algum.

Portanto, utilizar framework de desenvolvimento na programação permitirá que seu trabalho seja finalizado sem custos tão altos.

2. É altamente eficiente

O framework de desenvolvimento é um recurso muito fácil de utilizar, além de ser eficiente. Por permitir que o programador não precise escrever tantas linhas de código do zero, o framework acaba otimizando o tempo de trabalho.

O melhor de tudo é que você pode reutilizar o código em outros projetos que for realizar.

3. É seguro

Por ser altamente utilizado por programadores, o framework possui um ótimo desempenho em relação a segurança de quem o usa.

Isso porque, caso algum problema seja detectado, há uma rápida resposta de correção dos utilizadores, que reparam o erro. Dessa forma, acaba se tornando uma reação em cadeia, onde programadores ajudam outros programadores, ao corrigir os erros e falhas detectados.

EXISTEM DESVANTAGENS NO USO DE UM FRAMEWORK DE DESENVOLVIMENTO?

1. Possui muitos códigos

Alguns programadores utilizam um framework completo para desenvolver um projeto quando, na verdade, precisam de apenas uma parte dele. Sendo assim, ocorre um excesso de códigos não utilizados, que podem deixar o projeto pesado.

Esse é um ponto negativo principalmente para programadores que utilizam o framework para desenvolvimento de um site. Isso porque, os códigos em excesso podem deixar o site pesado, demorando muito para carregar as páginas ou, até mesmo, acabar por não permitir o carregamento.

2. Cria dependência para o programador

Programadores iniciantes que entram no mercado utilizando apenas o framework de desenvolvimento podem acabar se tornando dependentes do uso desses códigos prontos.

Isso porque, ficar habituado com algo mais prático e fácil pode se tornar uma barreira na hora de aprender algo do zero e que demanda um pouco mais de complexidade para ser desenvolvido.

3. O framework de desenvolvimento é mais difícil de configurar

Por fim, é importante destacar que o framework de desenvolvimento conta com códigos fixos, que não podem ser mudados. Dessa forma, é possível que o programador encontre grande dificuldade na hora de configurar seu software, site ou app.

Durante a Latinoware 2022 o tema framework de desenvolvimento será pauta de conversas. Além disso, você poderá tirar todas as suas dúvidas a respeito desse recurso tão utilizado no mundo da programação.

Você já conhecia as principais vantagens e desvantagens no uso de framework de desenvolvimento?

Conte para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Realização:

Patrocínio:

Apoio: