Robótica nas escolas: o universo do Micro:bit

  • Comunicação Latinoware
  • 215
  • 2018/10/17

Worshop aborda uso de mini dispositivo para ensino de robótica nas escolas

O uso de um novo dispositivo para o aprendizado de robótica nas escolas foi apresentado a professores, programadores e curiosos que participaram do workshop Robótica com BBC: Micro:Bit, durante a 15a edição do Latinoware.

O microcontrolador para uso educacional foi desenvolvido numa parceria entre a rede BBC e universidades para o ensino de robótica a jovens de 9 a 14 anos, com método fácil e rápida assimilação.

Gisele Paiva, professora há 30 anos, encontrou na robótica um novo horizonte de aprendizado. “Comecei meus estudos com informática educativa há mais de dois anos e não parei mais. Conheci a robótica e acho que o futuro está nela”.

A instrutora de informática, Mari Gonçalves, 28 de Cascavel também aprovou o programa. “Já conhecia outras linguagens e vim para saber mais sobre o micro:bit, e achei muito valioso, especialmente para poder trabalhar e ampliar noções de eletrônica, lógica e interpretação dos alunos”.

Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, João Adriano passou os principais informações sobre o microcontrolador e distribuiu os roteiros com desafios de formas autônomas e cards aos participantes. “Trabalhar com a robótica é trazer a tecnologia para o dia a dia. Não apenas suprir o mercado de trabalho. Mais que isso, é uma ferramenta muito ampla de motivação e aprendizagem mão na massa”.

Apoio