ada lovelace mulher na tecnologia

Direta ou indiretamente, as mulheres na tecnologia são presenças fortes. É graças a muitas delas que podemos desfrutar dos benefícios da ciência, tecnologia e informação.

A presença feminina em empresas, nos setores de Tecnologia da Informação (TI), tem crescido cada vez mais. Assim, são forças revolucionárias, que transformam esse setor.

Entretanto, para que as mulheres na tecnologia tivessem a oportunidade de crescer, foi necessário que alguém desse o start, o pontapé inicial. E por esse motivo, hoje nós iremos falar de Ada Lovelace.

Mulheres na Tecnologia: a primeira programadora do mundo

Ada Lovelace, ou Augusta Ada Byron King, é uma famosa mulher na tecnologia.

Isso porque ela é a criadora do primeiro algoritmo utilizado em algo chamado “Máquina Analítica”. Ou seja: ela é conhecida como a primeira programadora do mundo.

Essa Máquina Analítica existiu no começo do século XIX e é considerado o item mais próximo de um computador presente naquela época.

Desde pequena, Ada Lovelace demonstrava ter grande interesse pela área de matemática, tecnologia e ciência. Sendo assim, seu envolvimento no mundo tecnológico começou quando Lovelace tinha 17 anos.

Nessa idade, essa famosa mulher na tecnologia conheceu Mary Somerville.

Mary era uma mulher que realizava traduções das obras de Pierre-Simon Laplace, um famoso matemático e físico francês. Por conhecer muitos cientistas, Somerville foi uma peça muito importante no estímulo de Ada Lovelace, incentivando-a a estudar a área de matemática e tecnologia.

Aos 19 anos, Ada Lovelace conheceu Charles Babbage, o criador da Máquina Analítica, ou “calculadora de Babbage”.

Sendo assim, 9 anos depois, Ada teve a oportunidade de traduzir um artigo de Menabrea, um pesquisador italiano, que falava – resumidamente – sobre a forma como a calculadora de Babbage funcionava.

Os primeiros passos para as mulheres na tecnologia

Com a grande descoberta, Babbage pede que Ada Lovelace realize notas pessoais a respeito do resumo encontrado.

O inventor e criador da máquina carregava consigo a ideia de uma máquina pudesse prever e agir de acordo com as previsões.

Portanto, com a adição das anotações de Ada Lovelace, o artigo se tornou três vezes maior que o original.

Assim, Lovelace surge com a ideia de que a máquina poderia calcular uma sequência matemática – que possui relação com a teoria dos números – conhecida como números de Bernoulli.

Dessa forma, graças à presença da mulher na tecnologia, foi criado o primeiro programa de computação do mundo.

Principais mulheres na tecnologia

Além de Ada Lovelace, muitas outras mulheres contribuíram para o crescimento tecnológico, permitindo que pudéssemos chegar onde estamos. São elas:

1. Hedy Lamarr

Conhecida como mãe do wi-fi, Hedy Lamarr (1914-2000) era atriz e foi a pessoa que deu a ideia inicial a respeito do wi-fi.

Isso ocorreu, pois Hedy criou uma técnica de comunicação de espectro espalhado, que deu origem a, nada menos que, a tecnologia sem fio.

2. Katherine Johnson

Apesar de contar com a ajuda de muitos homens, a Missão Apollo 11 também tinha uma mulher em sua equipe: Katherine Johnson (1918 – 2020).

Dessa forma, ela também ajudou a levar o primeiro homem para a Lua, realizando cálculos e equações complexas, além de trabalhar na parte de computação.

3. Grace Hopper

Por fim, temos Grace Hopper (1906 – 1992). Ela foi uma grande cientista da computação, inventando a primeira linguagem de programação.

Durante a Segunda Guerra Mundial (WWII), Grace Hopper foi líder de uma equipe que criou o primeiro compilador de linguagem de computador.

Você já conhecia a presença dessas mulheres na tecnologia?

É graças a elas que, hoje, muitas mulheres estão presentes na área de Tecnologia, Ciência e Computação.

E por ser um tópico de discussão tão importante, durante a Latinoware este assunto estará presente em forma de discussão e palestra.

Nosso evento está chegando (de 02 a 04 de novembro) e você não pode perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Realização:

Patrocínio:

Apoio:

Local do evento