evento da latinoware 2018 participantes latinoware

A Latinoware começou e você precisa conferir nosso resumo sobre os dois primeiros dias deste evento super tecnológico.

Primeiro dia de Latinoware

O primeiro dia de Latinoware foi incrível! A 19ª edição do evento teve início no dia 03 de novembro e contou com uma palestra de abertura, às 9h, o ícone Jon “Maddog” Hall.

A palestra tinha como tema “teaching people how to fish” (em português: “ensinando as pessoas como pescar”). Maddog trouxe, ao público, diversas histórias bem sucedidas de pessoas que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias livres.

Um tema super presente na Latinoware!

Além disso, o evento funciona com um sistema híbrido. Por isso, nossas diversas salas online contam com palestras ao vivo, de diferentes temas.

No primeiro primeiro dia desse congresso tão aguardado, os participantes assistiram palestras sobre:

  • Colonialismo Digital: a prática de aprisionamento tecnológico no ecossistema digital;
  • Espelhamento de discos com RAID1 via software com Linux;
  • Criar um Pipeline Seguro 100% Open Source é possível? Show Me The Code!;
  • Elasticidade de rede em Kubernetes: Edgecomputing e Cloud-Native em 5G;
  • Negócios com tecnologias livres – Automobilismo;
  • Projetando produtos e prototipando com Impressão 3D;
  • Robótica Pedagógica Livre: uma proposta didática para o letramento científico e digital de crianças nos anos iniciais;
  • Software Livre e a Nova Economia;
  • e muito mais!

Outro ponto importante – até curioso – que vale a pena ser pontuado, é a respeito de nossas salas online.

Cada uma delas possui o nome de um país da América Latina, uma vez que a Latinoware é o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas.

Sendo assim, você irá encontrar salas com os seguintes nomes: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

Segundo dia do evento

Já no dia 03 de novembro, o segundo dia da 19ª edição da Latinoware, o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, também esteve presente.

Portanto, Rafael conta como a Latinoware é um espaço para troca de experiências.

Além disso, o diretor técnico também explica que o congresso está alinhado com o propósito do Parque Tecnológico Itaipu.

Nas palavras de Rafael: “Conhecimento e tecnologia fazem parte da essência do PTI. Durante esses 19 anos de congresso, foram muitas transformações que acompanhamos e participamos, aqui em Foz do Iguaçu. Isso é muito bom, faz bem para a cidade e para a comunidade. E isso contribui para o propósito do PTI, que acaba sendo integrar conhecimento e tecnologias, criando soluções que possam ajudar nossa sociedade”.

Além do mais, no segundo dia de Latinoware (03/11) também contamos com a presença de Davi Galhardo, um de nossos palestrantes.

E para animar o evento ainda mais, o palestrante aproveitou o momento para apresentar um de seus projetos: um carro – de verdade – que pode ser controlado via celular.

Apesar de contar com diversas palestras, com temas importantes, os dois primeiros dias da Latinoware também contaram com workshops incríveis.

No entanto, se você não pode participar da 19ª edição da Latinoware, não se preocupe. Nossas redes sociais são constantemente atualizadas, para que você possa ficar por dentro de tudo.

E prepare-se: o ano de 2023 vai ser ainda melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Realização:

Patrocínio:

Apoio:

Local do evento