José Eduardo De Lucca

  • Marcos Siriaco Martins
  • 1587
  • 2018/05/01

Professor do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1988. Ministra disciplinas área de Computação (Estruturas de dados, Compiladores, Internacionalização de Software, Informática e Sociedade) e, em suas atividades de P&D e Inovação, desenvolve principalmente os seguintes temas: software livre, indústria de software, governo eletrônico, interação universidade-empresa, internacionalização e localização de software. Também realiza atividades de apoio e capacitação em internacionalização de software, empreendedorismo e associativismo empresarial e adoção/migração/desenvolvimento de software livre.
Coordenador-geral do GeNESS – laboratório de inovação, incubadora de novas empresas de software e agente Softex da UFSC. Coordena projetos financiados por diversas agências, órgãos de fomento e empresas, nacionais e internacionais (Finep, Cnpq, Sebrae, Fapesc, Uniemp, Softex, CEB, Frida/LACNIC/ICA), atuando em parceria com diversas instituições nacionais e estrangeiras (CenPRA, Softex, UFCG, ReCEPET, Universidade de Limerick/Irlanda, BID). Atualmente, destacam-se os projetos Via Digital de organização de ecossistemas digitais envolvendo prefeituras e desenvolvedores de software livre; e do CLASSE de classificação de software livre educacional.
É também membro do conselho editorial da revista indexada Localisation Focus – The International Journal of Localisation, da iniciativa Global Initiative for Local Computing e da rede LttN – Localisation teaching and training Network.
Specialties: free software, open source software, software localization, l10n, software internationalization, i18n, local government technologies, hi-tech companies incubation, higher education

Apoio