inteligencia-artificial-o-que-e

Uma Inteligência Artificial pode ser resumida como um sistema que simula a inteligência humana. Basicamente, esse sistema não funciona apenas com uma programação que define coisas de forma automática. A Inteligência Artificial – ou IA – toma decisões por conta própria, tendo como base grandes bancos de dados.

Sendo assim, é possível dizer que uma Inteligência Artificial consegue performar ações que precisam passar por decisões para serem realizadas.

Portanto, a Inteligência Artificial abrange diversas tecnologias – como algoritmos e sistemas de aprendizado – que ajudam a imitar a inteligência humana, como a percepção de ambiente, a tomada de decisão e o raciocínio próprio.

Dessa forma, as Inteligências Artificiais podem, tecnicamente, aprender por conta própria. Isso faz com que seu nível de conhecimento aumente cada vez mais. Além disso, a IA é uma área de estudo da própria ciência, que busca desenvolver máquinas e sistemas que reproduzam as mesmas atividades que o ser humano, mas de maneira independente.

Seguindo esse pensamento, a Inteligência Artificial utiliza de alguns recursos, algumas tecnologias, que permitem que ela cresça e se desenvolva. São eles:

1. Machine Learning

O Machine Learning (que em português significa “Aprendizado de Máquina”) avalia dados e cria padrões analíticos. De maneira mais prática, o Machine Learning permite que um sistema tecnológico possa entender e descobrir padrões e se aperfeiçoar sem nenhuma – ou pouquíssima – interferência do ser humano.

Portanto, graças ao Machine Learning, a Inteligência Artificial permite treinar e projetar modelos em outros aplicativos ou máquinas.

2. Deep Learning

Deep Learning (ou, em português, Aprendizagem Profunda) é uma maneira de aprendizado das máquinas.

Basicamente, o Deep Learning irá “ensinar” outras máquinas, para que elas possam realizar atividades da mesma forma como um ser humano faria. Graças ao Deep Learning, esses ensinamentos são passados de camada em camada, no sistema operacional da máquina.

3. Processamento de Linguagem Natural

Já o Processamento de Linguagem Natural é uma das tecnologias da Inteligência Artificial que busca criar processos que estejam ligados a como funciona a linguagem humana.

Dessa forma, máquinas, programas e softwares podem entender da melhor maneira tudo o que abrange a parte de reconhecimento de texto, informações, contextualizações e, até mesmo, criar resumos.

O Processamento de Linguagem Natural é muito utilizado no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

4. Visão Computacional

Por fim, a Visão Computacional nada mais é do que uma maneira de fazer com que os computadores compreendam o campo visual. Sendo assim, a Inteligência Artificial é capaz de usar imagens e identificar objetos e pessoas.

Por exemplo, esse tipo de IA é muito utilizado pela Polícia, para fazer uma busca por reconhecimento facial de suspeitos.

Além disso, é um recurso presente nos jogos de futebol – para rever um lance – uma vez que é muito mais capacitado visualmente do que o próprio ser humano.

A Inteligência Artificial (IA) é utilizada em diversos campos tecnológicos, uma vez que é um recurso que proporciona mais velocidade nos procedimentos que envolvem informações.

Sem contar que é um recurso que diminui consideravelmente a quantidade de erros que podem ocorrer, além de ser excelente no mapeamento de riscos, percepção de falhas e oportunidades que uma empresa pode encontrar no mercado. A IA também é perfeita para aumentar a eficiência operacional dos setores.

Nas empresas, a Inteligência Artificial possui baixo custo de aplicação das análises, o que gera cada vez mais interesse de uso em gestões, estratégias e planejamentos.

Você já sabia sobre essas tecnologias que permeiam a Inteligência Artificial?

É importante destacar que esse é um tema que estará muito presente na Latinoware. Por isso, não deixe de participar, para debater e conhecer ainda mais sobre esse campo tão explorado no mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Realização:

Patrocínio:

Apoio:

Local do evento