Doe a sua voz no Latinoware!

  • Comunicação Latinoware
  • 403
  • 2018/10/18

Estudantes e professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Medianeira estão realizando um trabalho de coleta de vozes durante o Latinoware 2018. A atividade acontece na Sala de Reuniões localizada próxima da praça de alimentação do evento.

A ação faz parte do projeto “Speech-to-text”, desenvolvido em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), cujo objetivo é desenvolver um sistema de computador capaz de reconhecer a fala e transformá-la em texto escrito. Esse recurso pode ser útil para a elaboração, por exemplo, de atas de reunião.

De acordo com o professor da UTFPR-Medianeira, Arnaldo Candido Junior, o nosso idioma ainda recebe pouca atenção para esse tipo de pesquisa. “A maioria dos estudos ainda são desenvolvidos em inglês e mandarim”, explica. A “doação” leva apenas alguns minutos: “O processo é simples. Basta que a pessoa leia algumas frases. Precisamos de vozes diferentes, com vários timbres e sotaques. Quanto mais vozes melhor para nós”, ressalta.

Apesar do projeto ter começado a ser desenvolvido em agosto de 2017, esta etapa de coleta de vozes é recente. Até agora cerca de 10% do volume ideal foi coletado. O objetivo é juntar pelo menos 700 vozes durante todo o projeto.

A captação “in loco” está sendo feita com microfone e apresenta um resultado melhor para o projeto. Entretanto, o processo também pode ser realizado de casa, pelo endereço http://speech.md.utfpr.edu.br. Participe!

Apoio