Que o Latinoware é um espaço para compartilhar conhecimentos sobre Software Livre, em forma de palestras, rodas de conversa e oficinas, você já sabe. Entretanto, sabia que desde 2019, o evento também começou a receber a submissão de artigos? Então, se você pesquisa sobre Software Livre, Internet das Coisas, Machine Learning, entre outros assuntos relacionados às Tecnologias Abertas e gostaria de ter sua pesquisa validada, a publicação de artigos no Latin.Science é uma oportunidade que você não pode perder.

Os pesquisadores contribuem de fato com o avanço da ciência somente quando submetem suas pesquisas à avaliação pelos pares. A explicação disso é simples: é no artigo que quem pesquisa formaliza suas ideias, descrevendo métodos, técnicas, processos aplicados e resultados obtidos. Apenas após essa formalização, é que outros pesquisadores poderão repetir as experiências. Dessa forma, o que antes foi afirmado e aprovado, poderá ser validado novamente, ou melhorado ou até mesmo refutado, quando analisado por novas perspectivas. E é assim que se faz ciência no Latinoware!

Portanto, quando outras pessoas repetem essas experiências e alcançam os mesmo resultados, isto é, quando a comunidade científica valida uma hipótese, o crédito pela “descoberta” é de quem primeiro falou sobre aquilo. Por isso é tão importante publicar artigos científicos em tecnologia, principalmente em eventos internacionais, como o Latinoware.

Como será a publicação de artigos nos Anais do Latinoware deste ano?

Modelo para publicação de artigos científicos na Latin.Science 2022
Modelo para publicação de artigos científicos na Latin.Science 2022

Desde 2019 a trilha acadêmica Latin.Science é responsável pela seleção dos trabalhos, dentro do Latinoware. Considerando as edições anteriores, publicam-se aproximadamente 30 artigos a cada ano. A SBC Open Lib, uma biblioteca aberta, publica as pesquisas aprovadas. E é a Sociedade Brasileira de Computação que coordena essa biblioteca.

A SBC Open Lib tem um acervo de mais de 80 obras como livros ou capítulos, e mais de 16 mil artigos publicados em anais de eventos e journals. Vale destacar que as obras têm visibilidade internacional, portanto, se além da pesquisa científica, você também manja de inglês, pode publicar na língua estrangeira para alcançar mais pesquisadores. Além disso, se você tiver interesse em entrar na carreira acadêmica, a publicação de artigos também é valorizada quando começar um mestrado em tecnologia. 

Você pode publicar tanto uma pesquisa em andamento quanto uma já concluída. Leia mais sobre as normas para a publicação de artigos no Latin.Science 2022 e contribua com o avanço da ciência. Mas, se por outro lado, você ainda está só iniciando na carreira, ou simplesmente se interessa por tecnologias abertas e software livre, participe do Latinoware 2022 como ouvinte. Lembre-se de que esse ano o evento será presencial, então, se você não for de Foz, poderá aproveitar para visitar a cidade!

Veja como foi a apresentação dos trabalhos da Latin.Science 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Realização:

Patrocínio:

Apoio: