Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Regularização de terras é dinamizada com uso de softwares livres

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 21

Cerca de 430 mil áreas rurais foram cadastradas com o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), baseado em softwares livres. Esse levantamento diminui conflitos rurais e reflete em questões ambientais e de desenvolvimento econômico. Até 2001, não havia cadastro territorial nenhum no Brasil.

(Por Leillane Dalla Benetta – Foto Kiko Sierich)

kiko-2Diferentes aplicações e benefícios dos softwares livres vêm sendo mostrados na 13ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware, que começou ontem e vai até sexta-feira (21). A aplicação no SIGEF, sistema usado pelo governo federal, foi apresentada na palestra “Software Livre dá Liga” na manhã desta quinta-feira (20), do geógrafo Thiago Batista Marra, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Desde que foi desenvolvido, em 2010, o SIGEF possibilitou que cerca de 20% em área do território nacional fosse medido dessa forma, segundo Thiago. A implantação do sistema modernizou e dinamizou processo, explicou o geógrafo. “Antes um processo desse gerava um processo administrativo enorme. Mesmo que a área fosse muito pequena, porque era muita burocracia, muita complexidade. Depois da implantação do sistema, se passou a entregar um arquivo eletrônico e isso acelerou todo o processo”, afirmou.

Thiago ressaltou que além de evitarem problemas como, por exemplo, conflitos de terras, essas informações são importantes para questões como o desenvolvimento econômico. “A pessoa consegue pegar um crédito dando a terra como garantia. Se ela não estivesse regularizada, não pode fazer isso”. Elas interferem ainda em questões ambientais. “Se eu detecto um desmatamento, mas não sei de quem é a terra, não consigo responsabilizar ninguém”, comentou o geógrafo.

Entre as vantagens do uso dos softwares livres no sistema, Thiago apontou o custo. Segundo ele, o desenvolvimento do SIGEF, em 18 meses, ficou em R$ 1 milhão. Já o orçamento de apenas parte desse processo feito com um software proprietário tinha ficado em R$ 4 milhões.

Outro ponto a favor dos softwares livres destacado pelo geógrafo é a possibilidade de integração de informações. “Era muito comum, tempos atrás, que uma área do governo trabalhasse com a tecnologia proprietária A, outra área com B, outra área com C. E essas informações necessariamente precisam ser combinadas, para se fazer uma gestão em um nível mais alto. Como cada um falava uma língua, vamos dizer assim, era muito difícil”. “Essa necessidade de trabalhar com padrões abertos já está embutida da filosofia até a parte operacional do software livre”, complementou.

Atualmente, todas as áreas rurais acima de 250 hectares obrigatoriamente têm que passar por esse processo para serem atualizadas no registro de imóveis. Até 2023, todas as áreas, independente do tamanho, terão essa obrigatoriedade. “Ainda tem muito a ser feito, mas os resultados são inquestionáveis. Deu liga”, comentou Thiago, sobre o uso de softwares livres no sistema. “O governo precisa investir nos softwares livres, para que possam atender melhor ainda às necessidades”, ressaltou.

Programação diversificada

A Latinoware vai até sexta-feira à tarde. Na programação desta edição estão 167 palestras, 11 minicursos e oficinas. Neste ano são abordadas as temáticas de segurança, banco de dados, georreferenciamento, robótica, administração de redes e infraestrutura, automação, impressão 3D, hardware e software livre, discussões pedagógicas e ferramentas educacionais, empreendedorismo e negócios. Durante a conferência acontece também o 2º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil