Rauber Rodrigues

  • Marcos Siriaco Martins
  • 589
  • 2017/05/02

Luiz Henrique Rauber Rodrigues, professor no curso técnico em informática e de formação inicial e continuada no SENAC Santa Cruz do Sul, em conteúdos relacionados a programação desktop/ web/ mobile. Professor no curso SmartCode do Jornal Folha do Mate, com programação para crianças. Foi professor em cursos de curta duração na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em assuntos de estruturação de bancos de dados e de software, e na graduação em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada (URI Santiago) em disciplinas de algoritmos, teorias da computação, sistemas operacionais, gerenciamento de projetos e empreendedorismo.

Pesquisador e entusiasta em assuntos relacionados a tecnologias de software e hardware livres, cultura e consciência para o desenvolvimento hacker/ maker/ ágil, ecossistema de startups, Tecnologia da Informação (TI) Verde, sustentabilidade empresarial e tecnológica, biohacking e genética.

Doutorando em Tecnologia Ambiental (UNISC) com projeto relacionado sustentabilidade tecnológica; Mestre em Nanociências (UNIFRA) com dissertação sobre a expressão do câncer em redes proteicas onde usou o software livre; Especialista em Gerenciamento de Projetos (PUCRS/PMI-RS) com monografia sobre o planejamento e execução unindo gestão estratégica, gerenciamento de projetos e métodos ágeis; Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Informática (URI Santiago) onde em ambas foi desenvolvido um website, ao primeiro um sistema para avaliação de pessoas e o segundo um institucional.

Palestrou mais de uma vez em eventos como Campus Party, Congresso Latino-americano de Sofware Livre (Latinoware), Fórum Internacional de Software Livre (FISL), Fórum Goiano de Software Livre (FGSL) e nos Fóruns do Grupo Tchelinux, além de semanas acadêmicas e outros eventos locais regionais. As principais temáticas destas palestras foram sobre a cultura de software livre e a hacker/ maker, hackerspaces, monetização e empreendedorismo sobre software livre, linux e libreoffice, educação e projetos.

Foi mentor nos Startups Weekends de Santa Cruz do Sul (2015-16), Santa Maria (2015-16), Venâncio Aires (2015) e Lajeado (2015-16), principalmente contribuindo sobre a ideação e prototipação, além de outros envolvimentos informais ou que são segredos dentro deste ecossistema de startups.

Atua voluntariamente em: nos projetos educacionais CodeClubeBrasil.org e JabutiEdu.org, para ambos com foco principal a divulgação, tutoria e geração de conteúdo; no grupo Tchelinux.org, ao Festival Latino-americano de Software Livre (FLISOL), Software Freedom Day (SFD) e Debian-RS com palestras e a organização de eventos; aos grupos de usuários da Sucesu-RS de Gerenciamento de Projetos (GUGP) e de aplicações móveis (GU-Mobile) atuou como coordenador; ao PMI-RS atuou no suporte à eventos; na criação do hackerspace Laboratório Hacker Santiago e apoiador do hackerspace Matehackers; Sócio do Lions Club Santiago Centro.

Acredita que o futuro será cada vez mais personalizável e que devemos empoderar os nerds/ hackers/ makers e as crianças sobre uma cultura de compartilhamento, se quisermos ser criadores e não apenas consumidores neste futuro, mediando muito mais do medindo conhecimento. Já esteve envolvido com startups, CNPJs e outras universidades, mas a mais de cinco anos decidiu que não quer morar em cidade grande, quer ficar perto da família e o dinheiro pagando a internet, cursos e as cervejas tá aceitável, aliás, já fez curso mas ainda não produz a sua própria cerveja, mas já deixou de visitar pizzarias.

Apoio: