Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

“Pessoas exponencias, criam negócios exponencias”, destaca especialista

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 14

A revolução digital trouxe à tona um conjunto de transformações que direcionam a sociedade a substituir o pensamento linear pelo pensamento exponencial visando entender as inovações que oferecem produtos acessíveis e criam um novo mercado de consumidores, desestabilizando as empresas que eram líderes no setor. Nesse sentido, o Engenheiro Eletrônico e Consultor, Mauro Carrusca, abordou as transformações digitais e os novos modelos de negócios, durante sua palestra na Latinoware 2016.

(Por Poliana Cristina Correa)

img_4217De acordo com o especialista, essa disrupção só é possível graças às pessoas que conseguem visualizar um negócio a partir das perspectivas futuras e não apenas baseadas em dados passados. “Muitas empresas estão imersas no século XXI, mas usam metodologias e modelos de gestão do século anterior”, explicou.

Entre os principais empreendimentos que seguem essa tendência estão as redes sociais como Snapchat, Facebook, YouTube, Instagram. Além dos serviços mundialmente famosos como Uber, Airbnb, Amazon, Netflix, entre outros. Em comum, todos dependem amplamente da atualização tecnológica para manterem-se ativos no mercado.

“A digitalização provocou mudanças consideráveis na forma que os indivíduos procuram e consomem produtos e serviços. O consumidor está cada vez mais acelerado e sedento por novidades. De acordo com Carrusca, essa alteração reflete diretamente na economia. “Antes, uma empresa levava em média 20 anos para atingir 1 bilhão de dólares. Enquanto o Snapchat, lançado em 2011, alcançou essa marca com pouco mais de um ano de existência”.

Para finalizar, o engenheiro deixou uma reflexão sobre como a tecnologia e os novos modelos de negócios podem auxiliar na solução de problemas como a degradação ambiental, segurança alimentar, acesso à educação e água de qualidade, entre outros fatores que assolam a humanidade há séculos. “Espero que na próxima edição da Latinoware eu possa encontrar ainda mais pessoas com pensamento exponencial e dispostas a usar a tecnologia para resolver tais problemas”, encerrou.


Pensamento Exponencial: habitualmente, os seres humanos desenvolvem pensamentos de maneira linear, objetiva e direta. Enquanto o pensamento exponencial é caracterizado pelo alto nível de abrangência e a capacidade de enxergar o futuro. É como se, ao invés de dar 20 passos, você pudesse dar mais de 1 bilhão no mesmo espaço de tempo. É deixar de pensar no local e apostar no global.

Peter Diamandis, fundador da Singularity University, universidade no Vale do Silício, identificou 6D’s para entender esse tipo de pensamento: Digitalização, Decepção, Disrupção, Desmaterialização, Desmonetização, Democratização.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil