Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

“O novo petróleo do século XXI serão os dados”, aposta consultor internacional Mauro Carrusca

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 31

img_4224Para o consultor empresarial Mauro Carrusca, especialista mundial em Design Thinking e Empreendedorismo, “o novo petróleo do século XXI serão os dados”. A metáfora apresentada por Carrusca, nesta quinta (20) na Latinoware, durante a palestra “O MUNDO EXPONENCIAL: Como a revolução digital vem provocando o surgimento de empresas e até pessoas exponenciais”, há uma ruptura cultural planetária no modelo de negócios adotado pelas empresas.

Carrusca credita esta mudança à 4 Revolução Industrial, num movimento amparado pela evolução da tecnologia, pelo compartilhamento de dados e de informações em diferentes esferas. “Nós temos vários exemplos do atual momento da humanidade, como o machine learning (aprendizado com as máquinas), ou robôs professores, a partir da computação cognitiva, a gamificação, economia colaborativa e as chamadas organizações exponenciais”, disse.

As organizações ou empresas exponenciais, apresentou o consultor, são companhias que apresentaram, na última década, crescimento vertiginoso, acelerado e substancial, em tempo ínfimo (curto), promovendo valores e padrões de negócios plenamente dissociados às instituições convencionais. Citou as empresas Facebook, UBER, Alibaba, entre as mais conhecidas, além de projetos desconhecidos, como uma academia virtual criada no Brasil, dentre os destaques.

Faturamento exponencial – Tais companhias obtiveram faturamento exponencial desde 2011, superando o crescimento financeiro da maioria das empresas com modelos de negócios tradicionais. O UBER, por exemplo, passou de U$ 2 bilhões em faturamento em 2011 para U$ 62 bilhões, em 2016, atingindo uma projeção 31 vezes maior. O faturamento do Facebook também cresceu, rapidamente, neste período, ao passar de U$ 50 bilhões, em 2011, para U$ 368 bilhões, este ano. As duas empresas fazem parte da seleta lista das 15 companhias que mais faturam no mundo, hoje, com uma fatia de U$ 737 bilhões, num universo financeiro total de U$ 927 bilhões.

Os números atestam a principal característica das chamadas empresas exponenciais: crescimento rápido e vertiginoso. Outro fator ligado a este tipo de empresa remete ao modelo de negócio adaptado pelas organizações. O modelo não valoriza apenas ou unicamente, os dados analíticos do passado, mas, sobretudo, as tendências do futuro. Este novo posicionamento empresarial também funciona de modo mais colaborativo, audacioso, flexível, sustentável e criativo.

Assim, explica Carrusca, a maioria das empresas exponenciais não se limita a questões físicas ou materiais. Ex: são empresas virtuais, sem custos dispendiosos com funcionários, sedes ou endereços fixos, muito menos rígidas em termos de mobilidade ou planejamento estratégico. “Hoje, quem vai abrir uma empresa, precisa pensar numa solução para o problema de alguém, oferecer preços baixos, qualidade, versatilidade, num negócio disruptivo e adequados às tecnologias e as tendências do mercado”, disse. E completou: “É preciso que haja uma mudança de mentalidade, cultural, estar atento ao que acontece ao nosso redor e no mundo”.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil