Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Na Latinoware 2016, máquinas caça-níqueis viram computadores escolares

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 18

pcramaImagine transformar máquinas caça-níqueis em computadores escolares com funcionalidades de software livre, positivas e práticas, de aprendizado tecnológico e de entretenimento. A proposta destaca-se na programação do Hacker Space, na área da Robótica Livre da Latinoware 2016, que acontece nos dias 19, 20 e 21, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

O evento, considerado o maior da América Latina, do gênero, reúne mais de cinco mil pessoas, com recorde de público, entre pesquisadores, especialistas, palestrantes, conferencistas e estudiosos de modelos de software livre.

Reaproveitamento – A ideia do PCRAMA, lançada na Latinoware 2016, é aproveitar as máquinas caça-níqueis apreendidas pela Receita Federal, sob a configuração de jogos ilegais, para transformá-las em autênticos computadores com capacidade de 1 Giga de Memória, utilização de programas de edição de texto, imagem, banco de dados, acesso à internet e toda a funcionalidade da computação moderna. “Outro atrativo é que o PCRAM armazena mais de 3 mil jogos de videogames antigos como Atari, Nintendo e SuperNintendo, como possibilidade de diversão e de entretenimento para as crianças e os estudantes”, disse o jovem Natan, idealizador do projeto.

O rapaz diz ainda que são utilizados computadores e peças antigas para a composição estrutural do PCRAMA. “Tudo o que não é mais aproveitado, pode ser usado para a construção do nosso protótipo”. A proposta ainda levar o produto tecnológico para escolas das redes municipal e estadual, em várias regiões do Brasil, a custo baixo e acessível, dispondo-o, especialmente, em laboratórios de informática. “Outra questão super positiva é que usamos o sistema operacional Linux. Ou seja, o software livre, e o fato de que as crianças podem ter aulas também de como montar e construir um computador”, concluiu.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil