Latinoware arrecadará gelatinas para pacientes com câncer

  • Abilene Rodrigues
  • 12225
  • 2017/10/19

Pelo segundo ano consecutivo, o Congresso Latino-Americana de Software Livre – Latinoware, que ocorrerá entre os dias 18 e 20, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), unirá aprendizado com solidariedade. O evento, que já está com mais de 3,6 mil inscritos, vai arrecadar gelatinas para ser encaminhadas a pacientes em tratamento de câncer, em Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba.

Para facilitar e estimular a doação, durante os três dias do Congresso, haverá pontos de arrecadação do produto.

“Não é obrigação, mas pedimos a todos os participantes que doem pelo menos duas caixinhas. Acreditamos que não será pesado para ninguém. É uma ação simples, mas que fará toda a diferença na vida das pessoas que estão fazendo quimioterapia e radioterapia”, diz Marcos Siriaco Martins, da comissão organizadora.

Segundo o médico Olenir Dorigon, do Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, a gelatina é importante por ser o principal ou o único alimento ingerido por pacientes durante os processos de quimioterapia ou radioterapia. Pois, além da falta de apetite e náuseas, o tratamento pode provocar lesões nas mucosas, principalmente, na boca, dificultando a deglutição de alimentos sólidos, quentes e ácidos. Pessoas que passaram por cirurgias da boca e de pescoço também tem as mesmas dificuldades. Sendo assim, a gelatina é uma grande aliada para alimentar os pacientes.

Em 2016, em parceria com os programas Reviver e Força Voluntária da Itaipu, foram arrecadados, mais de 8 mil caixinhas de gelatina.

Instituições

Este ano, as gelatinas arrecadas serão encaminhadas para a Casa de Apoio ao Paciente de Câncer (UOPECCAN), em Cascavel; Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba e, Casa de Apoio Espaço Esperança, Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Associação de Amparo aos Idosos de Foz do Iguaçu (Lar dos Velhinhos), em Foz do Iguaçu.

Latinoware

O Latinoware ocorre há 14 anos por iniciativa da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). É considerado um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, pela oportunidade de debate de conceitos e novas ideias, apresentação de ferramentas livres, geração de conhecimentos, integração do público entusiasta e disseminação de projetos inovadores em código aberto.

Durante os três dias serão mais de 200 atividades. As inscrições ainda podem ser realizadas até sábado, dia 14, pela página: http://lapsi.latinoware.org/.

Mais informações no site: http://latinoware.org/

Apoio: