Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Latinoware 2016 vai arrecadar gelatinas para pacientes com câncer de mama

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 39

cuidadando-de-viverA Conferência Latino-Americana de Software Livre – a Latinoware 2016 – aderiu ao tema da campanha de prevenção e conscientização ao câncer de mama “Outubro Rosa”, para estimular a solidariedade entre os participantes do evento, marcado para os dias 19, 20 e 21 deste mês, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Em parceria com os programas Reviver e Força Voluntária, desenvolvidos pela Itaipu Binacional, a Latinoware vai promover, nos três dias da conferência, ampla ação para arrecadar caixas de gelatina destinadas para instituições especializadas no tratamento da doença (câncer de mama).

Expectativa – Serão recebidas duas caixas de gelatina de cada pessoa inscrita na conferência. A expectativa, assim, é que sejam angariadas mais de oito mil caixas do produto. A ação faz parte ainda da campanha interna “Cuidando de Viver”, mantida há vários anos pelos programas Reviver e Força Voluntária da Itaipu Binacional. A arrecadação será feita em pontos estratégicos de entrega ordenados pela Itaipu Binacional no evento. A arrecadação será conduzida ainda pelos coordenadores das caravanas de participantes. As gelatinas serão doadas, ao término do evento, para cinco instituições sociais: Casa de Apoio ao Paciente de Câncer (UOPECCAN); Casa de Apoio Espaço Esperança; Hospital Erasto Gaertner; Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti; e a Associação de Amparo aos Idosos de Foz do Iguaçu (Lar dos Velhinhos).

Por que GELATINA? – A gelatina é utilizada nestas instituições porque o tratamento com quimioterapia e radioterapia pode provocar lesões nas mucosas, principalmente na boca, o que dificulta a deglutição de alimentos sólidos, quentes e ácidos. Por isso, a gelatina foi escolhida, por ser muitas vezes o único alimento que os pacientes conseguem ingerir nessas fases do tratamento.

Outubro Rosa – Nesta edição, a coordenação da Conferência Latino-Americana de Software Livre – a Latinoware 2016, decidiu vincular o evento à campanha internacional “Outubro Rosa” por dois motivos. Primeiro e lógico: por a conferência acontecer no mesmo mês. E, por seguinte e mais importante: por estimular o senso de solidariedade entre os participantes do evento e ampliar a conscientização quanto à temática do câncer de mama.

Para contextualizar, o “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada em vários países, no mês de outubro, dirigida a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Seus efeitos, desde o início da ação, têm sido esclarecedores e de suma importância para alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce à doença.

Latinoware – Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.

 

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil