Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Entrevista: “Cedo ou tarde, o aprendizado de hardware vai chegar nas escolas”, analisa conferencista

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 44

jomar-4Jomar Silva, conferencista internacional e desenvolvedor tecnológico, aposta na ‘descomplicação’ funcional dos sistemas de hardware. “Eu acho que mais importante do que a capacidade de desenvolver seus próprios projetos, está a capacidade de absorver de forma prática e até lúdica novas tecnologias”. Ou seja, para ele, os novos hardwares são acessíveis e permitem, a todos, de modo democrático, aprender divertindo-se. Esta já é a tecnologia do futuro. Uma tecnologia quase “orgânica” para aprender e transmitir o conhecimento. A seguir, você tem a entrevista completa que Jomar Silva concedeu à Latinoware 2016.

De que modo a II edição do Fórum Latino-Americano de Hardware Livre (FLAHW) pode disseminar o movimento Maker ou no entendimento mais popular, a cultura do “faça-você-mesmo” (do-it-yourself) entre os participantes do evento e também em meio a comunidade, de um modo geral?  

Dando a oportunidade de muita gente conhecer, na prática, projetos e tecnologias para o desenvolvimento de soluções para os problemas do dia a dia. Além disso, conhecer mais pessoas que também trabalham com hardware e software livre é extremamente importante. A realização do evento dentro da Latinoware é ainda uma oportunidade única de apresentar o movimento Maker a muitos ativistas do software livre, sem o qual o movimento do hardware livre não seria o que é hoje (e provavelmente sequer existiria).

A ideia central ou uma das principais ideias do hardware livre é o sentido de que todas as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar equipamentos e soluções tecnológicas a partir de modelos tecnológicos. Para o senhor, como, na prática, isto pode ser aplicado para melhorar a vida das pessoas no dia-a-dia?

Eu acho que mais importante do que a capacidade de desenvolver seus próprios projetos, está a capacidade de absorver de forma prática e até lúdica novas tecnologias. As plataformas de hardware livre permitem um aprendizado orientado a projetos, e é comum ver pessoas iniciando o desenvolvimento de projetos sem muito conhecimento em hardware e software e ir aprendendo ao longo do projeto tudo o que é necessário de forma prática e direta. Este tipo de aprendizado prático, divertido e lúdico é que auxilia para que conhecimentos técnicos avançados sejam adquiridos de forma efetiva, respeitando os tempos de cada um. Sem dúvida é um novo tipo de aprendizado que, cedo ou tarde, vai chegar nas escolas e universidades do mundo todo.

Dentro da Latinowre, qual a importância deste evento para ampliar ainda mais a visão universalista dos participantes quanto às possibilidades de aplicação do Hardware Livre em diferentes esferas? jomar-2

Considero extremamente importante a realização deste evento dentro da Latinoware. Muita gente que trabalha com software livre não se vê parte da nova onda de tecnologias para a Internet das Coisas (IoT), e tenho um prazer especial em palestrar para esse público, para  lhes dar a excelente notícia de que grande parte das inovações que vemos em IoT está sendo desenvolvida com base em muito software livre. Do Linux ao Node.JS, passando por diversas linguagens e padrões abertos, muitas das tecnologias e conhecimentos livres que desenvolvemos nas últimas décadas é que permitiram esse avanço na tecnologia. A Latinoware é um excelente evento para contar essa boa nova para os desenvolvedores e entusiastas do software livre.

Qual a expectativa real para esta edição do Fórum Latino-Americano de Hardware Livre (FLAHW) em termos de público, participantes, palestras e programação?

No ano passado, o evento já foi sensacional, e pouca gente conhecia a iniciativa. Acredito que a edição deste ano está trazendo muito mais público para o evento, e a presença do Dummont Hackerspace vai dar uma oportunidade prática para as pessoas colocarem a mão na massa em projetos. Vai ser um imenso prazer passar alguns dias compartilhando conhecimentos, projetos e tecnologias com tanta gente motivada e com conhecimentos tão extensos em tecnologia.

 

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil