“Agent”, um semáforo inteligente que reage ao fluxo de veículos

  • Abilene Rodrigues
  • 1017
  • 2017/10/20

“Agent”, um semáforo multitarefas, pretende revolucionar e melhorar o trânsito nas principais cidades do Brasil e do mundo. Ele já está em teste há 3 anos em Ivaiporã, uma cidade de 32 mil habitantes a 450 quilômetros de Foz do Iguaçu. Desde sua implantação conseguiu melhorar em 49% o fluxo do trânsito no município e reduzir o número de acidentes.

Segundo seu criador, o cientista da computação, Aleksandro Montanha, hoje são muito utilizados os semáforos inteligentes pré-programados, ou seja, ajustados para ficar mais tempo aberto ou fechado em determinado horário. O “Agent” é diferente. Reage em tempo real conforme o fluxo de veículos. “Ele pode fechar a qualquer momento, pois controla quanto tempo determinado grupo de veículos levará para fazer o cruzamento. Inclusive emite som e fecha se há pessoas atravessando a rodovia”, explicou.

Mas o “Agent” não é apenas um semáforo capaz de controlar o transito. Como é feito com lâmpadas de LED, pode ser transformado em placas de sinalização e também num roteador de internet. Ele conta com placa wifi com alcance de até 180 metros.

Ele pode ainda ser um “guarda” de trânsito, capaz de filmar, inclusive, os veículos que desrespeitarem a faixa de pedestre ou avançarem o sinal vermelho. E no caso de acidente, é possível fazer reconstituir em 3D.

Todo o funcionamento do “Agent” foi apresentado durante o Latinoware 2017, em Foz do Iguaçu.

Apoio: