Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

“A filosofia do software livre está conectada à educação”, analisa especialista

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 26

foto13Para o consultor Leonardo Silva Moraes, os sistemas de softwares livres estão, diretamente, associados às novas tecnologias da educação em escolas e em universidades espalhadas por todo o mundo. “A filosofia do software livre está conectada à educação”, disse, em palestra proferida hoje (quarta, 19), no primeiro dia de atividades da Latinoware 2016, realizadas nas dependências do PTI (Parque Tecnológico Itaipu) nos dia 19, 20 e 21 deste mês.

Na apresentação, Moras citou plataformas digitais que têm colaborado com professores e gestores da área educacional. “Nós temos à disposição e gratuitos, programas de edição de imagens como o Gimp, lousas digitais, de gráficos vetoriais a exemplo do Inkscape, de modelagem 3D (Blender), entre outros tantos”, disse.

O especialista analisa ainda que os programas de código aberto têm grande diferencial positivo aos demais sistemas proprietários por conta da informação livre e aberta disponível. “Hoje, você aprende a trabalhar e a desenvolver os programas de fonte aberta em qualquer fórum ou discussão na internet, muito diferente dos sistemas fechados, proprietários. Esta é uma grande vantagem”, destacou. E completou: “A tecnologia do software livre é uma grande aliada dos professores no compartilhamento de informações, para oferecer soluções livres, sem custo e otimizadas também para as escolas”.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil