Latinoware

13ª Conferência Latino-americana de Software Livre

19 a 21 de outubro de 2016 Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

1º Captura de Bandeiras desenvolve habilidades cognitivas para segurança digital

  • Pedro Lichtnow
  • Total de Acessos: 24

img_4566Na agenda de atividades da Latinoware 2016, acontece, ininterruptamente, desde ontem (quinta-feira, 20) a 1º CTF (Capture de Flag) Latin.sec. A competição funciona com uma série de desafios com o objetivo de testar a capacidade, conhecimentos, expertise e a persistência dos participantes quanto à compreensão de códigos (sequência de caracteres) digitais escondidos ou implícitos em diferentes cenários. Ao todo, participam da disputa, concorrentes inscritos na Latinoware e também participantes virtuais de outros continentes e países, como a Nova Zelândia.

Os idealizadores do torneio, Victor Gomes e Rafael Choko, chamam os códigos de Flag, na tradução, em português, de bandeira. O jogo parece brincadeira, porém revela o potencial dos competidores sobre conhecimento na área de informática, capacidade de raciocínio lógico, dedução, habilidades de investigação e compreensão de matemática. Da teoria à prática, dizem os coordenadores, isto significa o desenvolvimento exponencial de pessoas capacitadas e habilitadas para atuarem nas áreas de segurança digital de empresas ou em áreas de Tis (Tecnologias de Informação) seja na iniciativa privada como no âmbito público e governamental.

img_4562Gêneros de disputa – Na competição organizada na Latinoware, existem diversos gêneros de disputa para os competidores identificarem as flags, dentre os quais, engenharia reversa, criptografia. Forense, diversos, triviais, web hackin, networking, exloração de binários e PPC (Professional Programming and Coding), na tradução, (Programação Profissional e Códigos).

Qualquer pessoa pessoa presente ou não no evento pode participar. Naturalmente uma série de desafios só poderser resolvido por participantes da Latinoware. Existem premiações também para os três primeiros colocados que estiverem presencialmente na Latinoware, e para a equipe melhor colocada.

Para participar, siga estas instruções:

Bom, primeiro acesse o site https://ctf-lwos.latinoware.org leia as regras e se inscreva na plataforma. Daí fique ligado nas redes sociais e no nosso grupo no Telegram https://telegram.me/latinoware por avisos e novos desafios lançados. Durante a Latinoware teremos 2 reuniões nos dois primeiros dias para explicar em mais detalhes para os novatos como funciona a competição. Além disso iremos liberar uma série de desafios e dicas de onde estão localizados para que os competidores possam somar pontos extras e largar com vantagem no grande dia. No terceiro dia teremos a competição em si, a qual poderá contar também com participantes externos que queiram testar seus conhecimentos, capacidade de raciocínio lógico, dedução, habilidades de investigação, capacidade matemática, etc….

Premiação – Os três primeiros colocados receberão:

1 – Celular LG K10 + Kit camiseta (1% hackudo) + caneca Latin.sec + Bolsa

2- Celular LG k4 + Kit camiseta (Tá tranquilo, tá vulnerável) + caneca Latin.sec + Bolsa

3- Tablet Multilaser M7S + Camiseta (1% hackudo)

Os resultados serão apresentados ainda hoje às 15 horas, no Espaço Colômbia, na Latinoware.

Os comentários estão desativados.

Apoio

thoughtworksLPImarca_sercompenextcloud_logoCarrusca Innovationbanner_fazedoresembedded-labworksFazedores - forum-logoabraphp-logo-parceirosviva o androidlogovivaolinuxlogo-curitibalivre-transparenteBlog Diolinux2_Flat_logo_on_transparent_238x75cabecalho-novo123-1logo-psl-brasil